Brazil

TOP 3 – GASTRONOMIA COMPLETA: COMPRAR + COMER

Neste TOP 3, veja a nossa seleção de mercados imperdíveis em SP.

A diversidade paulistana é uma das características mais importantes da cidade e responsável por um de seus grandes tesouros: a gastronomia. Mas além de te alimentar, aqui encontram-se muitos produtos originais de outros regiões do país e do mundo, proporcionando a chance de se aprender e se aventurar na cozinha e cultura de outras localidades.

Se você curte também cozinhar, fique atento: neste TOP 3, vou indicar três lugares que reúnem boa comida com a oportunidade (tentadora!) de adquirir produtos diversos para incrementar suas receitas.

MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Conhecido como “Mercadão”, faz você se sentir abraçado: não importando de onde você vem, vendedores, garçons e balconistas vão te oferecer muitos petiscos, frutas e sabores.

Mas sim, um dos pontos mais turísticos da capital, costuma estar bem cheio em fins de semana e feriados. Se você preferir uma experiência mais tranquila, evite estes momentos para visita-lo, mas se não for possível, fique tranquilo… este agito também é a cara desta cidade e não te impedem de aproveitar.

O espaço enorme reúne 2 andares e mais de 300 estandes. A enorme variedade de produtos enche os olhos e a boca d´agua. No andar térreo você encontrará muitas verduras e frutas, queijos, grãos, conservas, especiarias e até mesmo embutidos, carnes e peixes. Ainda por lá, espaços para provar os famosos quitutes do Mercado, como o sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau. No mezanino superior, há restaurantes maiores e mais mesas, mas ainda com atendimento concorrido.

Aproveite sua ida para experimentar as combinações de frutas e queijos oferecidas pelos funcionários, sempre surpreendentes, e tente não levar tudo para casa! Sim, os preços podem ser mais elevados que em outros estabelecimentos (lembre-se: você está num ponto cheio de turistas!), mas faça uma pesquisa prévia e compre aqueles produtos mais diferenciados ou difíceis de encontrar.

Conhecer o espaço também vale pela arquitetura: colunas, abóbodas e vitrais são alguns dos traços que dão destaque ao prédio, restaurado na década passada e idealizado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo, mesmo responsável pelo Teatro Municipal de São Paulo e Pinacoteca.

Rua da Cantareira, 306 – Centro

Aberto todos os dias: Segunda a Sábado, 6h às 18h, Domingos e Feriados, 6h às 16h.

EATALY

Dentre as minhas indicações, esta é a que se instalou mais recentemente pela cidade. Apesar de jovem por aqui, todas as vezes que estive presenciei bom movimento, atendimento cordial, diversidade de atividades e ofertas aos visitantes.

Atualmente com 29 lojas pelo mundo (quinze presentes na própria Itália, nove no Japão, duas nos Estados Unidos, uma em Dubai, uma em Istanbul e uma em São Paulo), a proposta, segundo os responsáveis, é “reunir todos os alimentos de qualidade sob o mesmo teto, um lugar onde você pode comer, comprar e aprender”.

“Cozinhamos o que vendemos e vendemos o que cozinhamos.”

São Paulo foi escolhida para receber uma das unidades por ser, nada menos, a cidade onde vive o maior número de italianos fora da Itália. Enorme responsabilidade, não é?

Por aqui, esta marcante presença já garante centenas de restaurantes e empórios com produtos e receitas originárias da terra mãe, mas o Eataly é o apogeu disto tudo: 13 pontos de alimentação e um mercado com cerca de 7 mil produtos italianos e locais.

Estando por lá, leve a sério o mandamento “A vida é muito curta para não comer e beber bem”. A oportunidade de provar receitas que seguem as tradições e são feitas com produtos de extrema qualidade é inspirador e fará você buscar as matérias-primas pelos corredores em seguida. Hortifrúti, laticínios, embutidos, queijos, açougue, “la mozzarela”, rosticceria, pasta fresca e a padaria são alguns dos setores.

Av. Presidente Juscelino Kubitscheck, 1489 – Bairro Vila Olímpia

Aberto todos os dias: Domingo a Quinta, 8h às 23h, Sexta e Sábado, 8h às 24h.

MERCADO MUNICIPAL DE PINHEIROS

Sempre nas sombras do semelhante e muito mais famoso “Mercadão”, a unidade de Pinheiros vem se transformando nos últimos anos e chamando cada vez mais atenção. Destacam-se os novos espaços gastronômicos administrados pelo Instituto ATÁ, do chef Alex Atala. Já foram inaugurados boxes que representam os cinco biomas brasileiros: Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga, Cerrado e Pampas. Nestes encontram-se a venda mais de 600 produtos de vários cantos do país, oriundos de pequenos produtores: geleias, cachaças, molhos, queijos, castanhas, méis e até mesmo artesanato.

Apesar da nova fase ainda não estar completamente em operação, já pode-se mencionar a marcante presença da Comedoria Gonzales, do chef Checho Gonzales: no balcão você poder provar um dos melhores ceviches da cidade, Mocotó Café, do chef Rodrigo: com amostras das delícias oferecidas no restaurante mais nordestino (e querido) da cidade, e Napoli Centrale, que segue as regras napolitanas e produz pizzas individuais, para apreciar com as próprias mãos, com ingredientes italianos de verdade. Todos funcionam com a proposta de fazer o pedido no caixa e serviço em balcão e mesas coletivas.

Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros

Mercado aberto de Segunda a Sábado, 8h às 20h. Confira os horários dos boxes.

About Mariana

Paulistana, arquiteta e curiosa demais! Escrevo muito e sonho alto, sim. Viciada em tudo que envolve cidade, cinema, arte, fotografia, literatura e comunicação. Equilibro a sensação deliciosa de descobrir lugares novos com a tentação de retornar aos já favoritos. Para mim não há esta história de "Esperar pela sexta-feira" ou "Só no fim de semana", todo dia é dia de fazer algo que te faça bem.