Brazil

TOP 3 – Doçuras imperdíveis em São Paulo

Segunda-feira açucarada? Sim, por favor.

Sempre destaco a diversidade paulistana em meus textos, e é claro que a gastronomia não fica de fora.

Destas vez vou dar destaque às mini delícias que encontramos por aí. Difícil selecionar apenas 3, mas tentei equilibrar estilos e sabores.

1)  Não podia ser diferente: o brigadeiro! Amado por todos (eu, sinceramente, não confio em quem não goste!), tem presença obrigatória em qualquer celebração de aniversário que se preze. Mas você já deve ter notado que, de uns tempos para cá, ele vem também dando às caras em diversas outras ocasiões, e em muitos estilos.

Para muitos, não há a possibilidade de um brigadeiro ser ruim, mas eu discordo desta posição. A combinação de sabores e a qualidade dos produtos faz grande diferença no resultado final.

Para não correr risco algum, vá até a “Maria Brigadeiro” e se entregue de olhos fechados. Pioneira na produção de brigadeiros artesanais, fundada em 2007, a ideia introduzida pela marca foi uma das responsáveis pela popularização e comercialização deste docinho tão brasileiro da forma que encontramos atualmente.

Mas não tenha preconceitos ou pense que é mais um exemplo de “gourmetização”. Sim, sabemos que este fenômeno pode elevar bastante os preços dos produtos, e na maioria das vezes a qualidade não acompanha.

Neste caso não há nada disso, prove para crer. Com rigoroso padrão de qualidade, desde os fornecedores, até o enrolar do docinho (sempre finalizados na hora, para preservar o sabor e a textura originais do brigadeiro), oferece até 20 sabores, e estes, sim, são espetaculares.

É claro que a experiência de experimentá-los nas lojas é incrível, mas também é possível comprar os produtos através da loja online.

ImageResizer.net - oduumfx489pcelo
Foto: Maria Brigadeiro

2)  Os resquícios da colonização e imigração portuguesa são muito presentes em nossa cultura e sociedade, mas os doces da culinária lusitana não recebem muito destaque em meio à outros pratos mais populares. Simples, adocicados e geralmente bem amarelos, costumam ser delicados no sabor e textura.

O Pastel de Nata (ou Pastel de Belém, como é mais lembrado) é um dos clássicos muito bem reproduzidos pela Casa Mathilde, doçaria tradicional portuguesa.

Para muitos é o melhor Pastel de Nata do Brasil, e há quem diga que é tão bom quanto o produzido na terrinha de origem, Portugal.

O propósito dos sócios, todos portugueses, é propagar ao paladar dos consumidores brasileiros o gosto pela tradicional doçaria portuguesa. Pelo o que já pude provar, cumprem a missão. A dica é aguardar a saída de nova fornada antes de fazer o pedido e saboreá-lo ainda quentinho.

Sua unidade no Centro, bem próxima à Estação de Metrô São Bento, tem localização privilegiada e foi a única unidade por muitos anos. Se tiver oportunidade, vá até este espaço no Centro e curta também à vista para o centro antigo da cidade, mas se não foi possível, visite os demais ponto, em Moema, Santana e Paraíso.

Img 2
Foto: Casa Mathilde

3)  Sucesso nos anos 90, o bolo de coco gelado retornou às graças tão gostoso quanto sempre foi! Dentre os itens “vintage” que voltaram à moda, este é um dos meus favoritos. Não só delicioso, ele também ativa em mim memórias boas memórias nostálgicas.

Simples, mas cheia de etapas, a preparação deste bolo ultra molhadinho pode tomar um pouco do seu tempo (mas com certeza valerá à pena!). Para saborear a qualquer hora, não deixe provar a versão – super fiel – à venda na Carole Crema Doces.

Servido como deve ser, a farta fatia vem embrulhada em papel alumínio, sendo doce e gelado na medida certa.

A visita à confeitaria vale à pena pelas outras delícias expostas, mas também é possível comprar através da loja online e fazer encomendas.

Img 3
Foto: Carole Crema

Mais informações:

Maria Brigadeiro – Do Cacau ao Brigadeiro

Rua Capote Valente, 68 – Bairro Pinheiros

Das 11h às 19h

Telefone 3087-3687

Shopping JK Iguatemi

Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, loja 121 Térreo

Das 10h às 22h

Telefone 3152-6120

Casa Mathilde

Praça Antonio Prado, 76 – Centro

De Segunda a Sexta, das 9h às 20h / Sábados e Feriados, das 09h30 às 16h30 / Fechados aos Domingos

Telefone 3106-9605

Avenida Ibirapuera, 2082 – Moema

De Segunda a Quinta, das 9h às 19h30 / Sextas, Sábados, Domingos e Feriados, das 09h às 22h

Telefone 5051-3204

Santana Park Shopping – Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2780

De Segunda a Sábado, das 10h às 22h / Domingos e Feriados, das 14h às 20h

Telefone 2208-2714

Shopping Pátio Paulista – Rua Treze de Maio, 1947

De Segunda a Sábado, das 10h às 22h / Domingos e Feriados, das 14h às 20h

Telefone 3171-1725

Carole Crema Doces

Rua da Consolação, 3161 – Bairro Jardins

De Segunda à Sábado, das 10h às 19h

Telefone 3088-7172

About Mariana

Paulistana, arquiteta e curiosa demais! Escrevo muito e sonho alto, sim. Viciada em tudo que envolve cidade, cinema, arte, fotografia, literatura e comunicação. Equilibro a sensação deliciosa de descobrir lugares novos com a tentação de retornar aos já favoritos. Para mim não há esta história de "Esperar pela sexta-feira" ou "Só no fim de semana", todo dia é dia de fazer algo que te faça bem.