A Vila Mariana é um bairro enorme, e muito antigo. Super tradicional, sofreu muitas transformações na última década, mas nunca deixou de ser uma região versátil e diversificada.
Abrigando um dos maiores hospitais públicos da cidade, aliado à Escola Paulista de Medicina, e sendo um eixo importante ao restante da Zona Sul, o bairro apresenta ainda grande ocupação residencial (não tantas casas como antigamente), escritórios, clínicas e consultórios médicos e escolas.
Mas há cantinhos especiais espalhados por este bairrão, e espero poder te mostrar como aproveitar um dia por aqui.
Acesse facilmente a região desembarcando na Estação Santa Cruz (Linha 1 – Azul). Com a estética das primeiras estações de metrô inauguradas na cidade, a estação é pequena e passa por grandes obras no momento (fará conexão com a Linha 5 – Lilás, ainda em construção) e a saída é no interior do Shopping Metrô Santa Cruz.
Caminhe até a Casa Modernista e visite o enorme jardim e a primeira construção moderna da cidade. Para apaixonados por arquitetura, ou apenas curiosos, é super interessante percorrer a casa e entender a conexão entre cômodos, a forma de ocupa-los e a ligação dos ambientes internos com os externos.
Para a hora do almoço, o Lagoa Tropical é a minha sugestão. Um dos restaurantes vegetarianos mais antigos da cidade, o esquema funciona com buffet a preço fixo, incluindo sobremesa e sucos, à vontade. Mas não rejeite a ideia apenas por ser vegetariano, por favor! Aqui o cardápio e os sabores encantam: as receitas são diversificadas e interessantes, além de oferecer muitas opções para saladas, acompanhamentos e beliscos. Nunca comi receitas com PTS (a tal Proteína de Soja) tão gostosas quanto às daqui (o bolo de carne e o quibe com abóbora são divinos, úmidos e saborosos na medida certa!). Mesmo se você curtir muito uma carne, se acomode em uma mesa na varanda e dê uma chance a este lugar tão querido pelos moradores locais. Dica: durante a semana o horário de almoço é concorrido por quem trabalha por lá (mas ninguém fica mais de uma hora), mas aos domingos há espera, sempre. Tenha paciência e aproveite os petiscos dispostos na porta enquanto aguarda ser chamado.
Se apreciar bons petiscos, minha dica é conhecer o Veloso Bar. Se você gosta de coxinha, este é o paraíso! Considerada a melhor coxinha da cidade, pode ser pedida em porção de 6 unidades, ou individualmente, e acompanha um delicioso molinho de pimenta. Os drinks também são variados e muito apreciados. Abre para almoços apenas aos sábados e domingos, tendo o happy hour como foco nos outros dias.
Para curtir o dia, vou indicar a Cinemateca Brasileira. Dedicada ao estudo, defesa e divulgação do desenvolvimento da arte cinematográfica brasileira, este espaço promove atividades culturais, acadêmicas e científicas com o intuito de permitir a contemplação da filmografia brasileira e internacional. Sempre há algo interessante acontecendo por lá, desde pequenas exposições, oficinas, mostras de cinemas e debates. Muita arte, cultura e educação.
No mundo do delivery, comer uma pizza fora de casa pode custar caro, mas no Bráz Quintal isto nem deve doer na consciência! Umas das melhores pizzas da região, e de São Paulo, a casa faz parte do Grupo Bráz, mas nesta unidade o ambiente é todo mais que especial. A casa ocupada tem estilo de fazenda, com pé direiro altíssimo, mesas largas, iluminação charmosa e um quintal estonteante, que por se destacar tanto está até no nome. No frio pode ser desconfortável sentar-se na área externa, mas é tão encantador, que eu faria este esforço.
Recentemente a página online da Revista Veja São Paulo listou “25 motivos para amar o bairro de Vila Mariana”. Passe lá para conferir outras curiosidades e dicas.
Mais informações:
Rua Santa Cruz, 325.
Entrada gratuita.
Terça a Domingo, das 9h às 17h.
Rua Borges Lagoa, 406.
Segunda à Sexta, das 11h30 às 15h.
Domingo, das 11h30 às 16h.
Aberta todos os dias. Confira na página online os diferentes horários para cada setor.
Rua Conceição Veloso, 54.
Terça a Sexta, das 17h30 às 24h30.
Sábado, das 12h30 às 24h30.
Domingo, das 16h às 22h30.
Rua Gandavo, 447
Domingo a Quarta, das 18h30 às 24h.
Quinta, das 18h30 às 24h30.
Sexta e Sábado, das 18h30 às 1h30.